A magia
cigana criou-se juntamente com a Natureza, pois esta existe desde sempre, e
também não se tem uma data exata para o surgimento do Milenar Povo Cigano, que
vivendo diretamente em contato com ela, aprenderam que tinham nela a maior
aliada que poderiam desejar. Lutando muitas vezes contra os obstáculos do tempo
e suas mudanças, os ciganos aprenderam a fazer seus próprios remédios, para o
corpo e para a alma, chás e banhos, para a renovação de sua força física e
psíquica.
Sendo
também, profundos conhecedores da alma humana, os ciganos aprenderam que coisas como inveja (mau olhado),
rivalidade, antagonismo, incompreensão e preconceito, se tornavam perigosas
armas contras as quais necessitavam lutar de uma forma pacífica e eficaz, de
posse do que tinham nas mãos: OS ELEMENTOS DA NATUREZA.
Surgiu
assim, a magia cigana, com elementos próprios aliados às diferentes tradições
de cada clã, e que somados a fé característica deste Povo, fizeram nascer uma
poderosa forma de magia, pois, utilizava as forças permanentes, que sempre
estiveram neste Planeta.
Entre os
diversos itens presentes na magia cigana, citamos alguns:
BANHOS DE ERVAS E FLORES – as mais diversas ervas e flores.
Suas combinações são usadas para banhos de amor, abertura de caminhos, para
atrair sorte, poder e amizades; para
bloquear influências negativas, para acalmar o sono das crianças,etc.
BEBIDAS E CHÁS – Os ciganos sempre foram mestres aproveitar as
energias presentes em frutas e ervas. Entre os diversos tipos de bebidas, estão
os vinhos preparados com frutas, misturados com especiarias, para fins de união
entre casais, fertilidade, e chás para confraternização, nervos abalados, e
acalmar o sono de mulheres que acabaram de dar à luz.
OBJETOS DE PROTEÇÃO E SORTE
A verbena, a sálvia, o ópio, o sândalo e algumas resinas extraídas das cascas das árvores sagradas são ingredientes indispensáveis na manufatura caseira de incensos, velas e sais de banho, mesclados com essências de aromas inebriantes e simplesmente usados nas abluções do dia-a-dia, nos contatos sociais e comerciais, nos encontros amorosos e principalmente nos ritos iniciáticos, de uma forma sensível e absolutamente mágica, conferindo grandes poderes.
ÂNCORA
Simboliza segurança. É usado para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro e para se livrar de perdas materiais.
CHAVE
Simboliza as soluções. É usado para atrair boas soluções aos problemas. O símbolo da chave quando trabalhado no fogo costuma atrair sucesso e riquezas.
CORUJA
Simboliza "o ver a totalidade". É usado para ampliar a percepção com a sabedoria possibilitando ver a totalidade: o consciente e o inconsciente.
ESTRELA DE 5 PONTAS
O pentagrama (estrela de 5 pontas) simboliza o Homem Integral (de braços e pernas abertos) interagindo em perfeita harmonia com a plenitude da existência. Simboliza evolução. É usado para proteção, além de estar associado à intuição, sorte e êxito. A estrela representa o domínio dos cincos sentidos.
ESTRELA DE 6 PONTAS
Simboliza proteção. É usado como talismã de proteção contra inimigos visíveis e invisíveis. Também conhecida como Estrela Cigana e Estrela de David. A Estrela Cigana é o símbolo dos grandes chefes ciganos. Possui seis pontas, formando dois triângulos iguais que indicam a igualdade entre o que está em cima e o que está embaixo. Representa sucesso e evolução interior.
FERRADURA
Simboliza energia e sorte. É usado para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte.
LUA
Simboliza a magia e os mistérios. A lua é usada geralmente pelas ciganas para atrair percepção, o poder feminino, a cura e o exorcismo, atentando sempre às fases nova, crescente, cheia e minguante. A lua cheia é o maior elo de ligação com o sagrado, sendo chamada de madrinha. As grandes festas sempre acontecem nas noites de lua cheia.
MOEDA
Simboliza proteção e prosperidade. É usado contra energias negativas e para atrair dinheiro. A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e é relacionada às riquezas materiais e espirituais representadas pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa, o espiritual.
PUNHAL
Simboliza a força, o poder, vitória e superação. É muito usado nos rituais de magia e tem o poder de transmutar energias. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então um dos grandes símbolos de superação e pioneirismo, além da roda. O punhal também é usado na cerimônia cigana de noivado e casamento, quando é feito um corte nos pulsos dos noivos, em seguida amarrados com um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só.
RODA
O grande símbolo geométrico do Povo Cigano é o Círculo Raiado - representando a roda da carroça que gira pelas estradas da vida - provando a não linearidade do tempo e do espaço. Simboliza a Sansara, representando o ir e vir, o circular, o passar por diversos estados, o ciclo da vida, morte e renascimento, e é usado para atrair a grande consciência, a evolução, o equilíbrio. É o grande símbolo cigano, e é representado pela "roda dos vurdón que gira".
TAÇA
Simboliza união e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão eterna.
TREVO
É o símbolo mais tradicional de boa sorte. Trevo de quatro folhas: traz felicidade e fortuna. Quando se encontra um trevo de quatro folhas na natureza, pode-se esperar sempre boas notícias.
Incensos
– De acordo com sua fragrância, atuam das mais variadas formas, desde a limpeza
de ambientes (Cedro, Lavanda e Alecrim), para a prosperidade (Canela, Maçã, e
Cravo), e magias de amor (Dama da Noite, Rosas, Verbena).
Que o
Povo Cigano e sua Sabedoria protejam seu caminho e tragam inspiração e beleza à sua vida.
Salve Santa Sara e todo o povo cigano!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário